Coordenador : Roger Matsumoto Moreira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394980.2206.111830.12062023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Prefeitura Municipal de Niterói; Empresas do setor de construção naval e offshore da cidade de Niterói; FIRJAN; SINAVAL; Alunos, professores e técnico-administrativos da UFF e de outras IES; Profissionais e técnicos da indústria; Gestores públicos.
Local de atuação: Niterói/RJ
Objetivo
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o setor de construção naval e offshore fluminense. No primeiro ano do projeto serão identificadas através de uma pesquisa de campo as principais práticas e técnicas utilizadas pelos estaleiros e empresas fluminenses na construção e reparo navais. Um diagnóstico da capacidade tecnológica dessas empresas para fornecimento de produtos e realização de serviços demandados por este segmento será realizado. Os resultados desta pesquisa serão divulgados no Primeiro Congresso em Montagem Industrial. O evento permitirá a consolidação dos resultados encontrados na pesquisa de campo e contribuirá para definição das ações necessárias para melhoria das práticas e técnicas nos estaleiros e empresas niteroienses. A realização do Primeiro Congresso em Montagem Industrial também servirá para discutir e difundir as tecnologias mais atuais, desenvolvidas no Brasil e no mundo, no setor da construção naval. Da mesma forma, o congresso viabilizará um espaço de discussão para a divulgação de projetos de pesquisa e desenvolvimento, que estão sendo desenvolvidos pelas instituições de pesquisa e empresas atuantes neste segmento. Compreende-se que a organização deste evento é essencial para a consolidação e fortalecimento da área. Neste sentido, o congresso contribuirá para que a indústria naval e offshore da cidade de Niterói tome conhecimento das inovações tecnológicas que possam aumentar a competividade deste segmento, o que poderá gerar o interesse no desenvolvimento de projetos de pesquisa com capacidade para aumentar em curto, médio e longo prazo a sua competitividade. Espera-se também que a realização do evento permita a construção de uma maior articulação entre a indústria, a academia e a administração pública.
Resumo
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para o setor de construção naval e offshore fluminense. As iniciativas de pesquisa envolvem mapear, através do método de estudo de caso, as principais práticas e técnicas empregadas pelos estaleiros fluminenses na construção e reparo navais, visando promover o aumento da produtividade e estimular soluções inovadoras que agreguem vantagem competitiva para o setor. Os resultados dessa pesquisa serão divulgados no Primeiro Congresso de Montagem Industrial, a ser realizado na Escola de Engenharia da UFF. Compreende-se que a organização desse evento é essencial para a consolidação e o fortalecimento da área e pretende contribuir para a disseminação de temas de interesse das empresas do setor. A realização do congresso busca ainda construir uma maior articulação entre a indústria, a academia e a administração pública. Espera-se também que os resultados do projeto auxiliem na implementação de políticas públicas e ações, por parte da Prefeitura Municipal de Niterói, para auxiliar na superação das eventuais defasagens e/ou insuficiências destas empresas.